segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CANDEAL 2014 REUNIU A COMUNIDADE NO GUETHO

PRACATUM EM AÇÃO: COMUNIDADE MOBILIZADA E ATENTA A TUDO.

A Pracatum, em ação conjunta com as demais Associações do Bairro e o SEBRAE, reuniu no Candyall Guetho Square, na noite da última quarta-feira, 31, a Comunidade do Candeal para apresentar, mais detalhadamente, o projeto TERRITÓRIO CANDEAL 2014: NOSSA HISTÓRIA NO MAPA DO MUNDO! Que busca promover o desenvolvimento socioeconômico da localidade e das pessoas, com intervenções Urbanas e Culturais de olho nas “oportunidades” que a Copa de 2014 já está trazendo.

RUTH BUARQUE APRESENTA O OBJETIVO GERAL DO PROJETO.

O “projeto” foi apresentado pelas representantes da Pracatum: Selma Calabrich, Diretora Executiva, e Ruth Buarque, Diretora de Desenvolvimento Social, que na oportunidade ressaltaram a importância do processo coletivo de construção do “projeto”: das reuniões com os representantes de cada Associação do Bairro, com os moradores, chegando às idéias que resultaram no conceito de “TERRITÓRIO” e que, muito embora ainda esteja “no papel”, é fruto de ações coletivas e afirmativas de grupos e pessoas com objetivos convergentes: mudar para melhor a realidade do Bairro e, consequentemente, de Suas Vidas.


RICARDO DE CERQUEIRA 
Participaram da Reunião Maria Aparecida Fernandes e Celia Lima, representantes do SEBRAE e seus Consultores: Ricardo de Cerqueira (Comércio), Manuela Scaldaferri (Turismo) e Mario Bestetti que falaram um pouco sobre o trabalho que cada um já estaria realizando, a partir de quinta-feira, 01/set, no Bairro; ressaltaram ainda a importância da colaboração de todos, apresentando suas idéias, colocando o seu ponto de vista na pauta das discussões, contando cada um a “Sua História”.

CACAU, COSMINHO E NELCY EXPRESSAM SUAS IDEIAS!
Como já fizeram alguns dos Moradores da Comunidade que aproveitaram a oportunidade para já expressarem suas ideias: Cacau, que expressou a sua preocupação com a origem dos financiamentos ou Cosminho, que muito sabiamente ressaltou que toda mobilização deve contar com o empenho e participação “ativa” de Todos! Dona Maria Gorda, por sua vez, revelou seu enorme saber sobre ‘plantas e outros ramos da flora medicinal’ e do seu sonho de ainda ter um negócio ‘seu’. Por fim veio Nelcy que, emocionada, falou de seu amor pela Bahia, em especial pelo Candeal Pequeno e de como é importante a “mobilização” de Todos!


LANUSSI PASQUALI E JOÃOZITO PEREIRA.
Além deles, também marcaram presença os Consultores Joãozito Pereira e Lanussi Pasquali que apresentaram uma proposta de intervenção urbanística bastante interessante e provocativa, articulando as várias possibilidades que o “lugar” oferece com idéias aparentemente inusitadas, mas não menos possíveis de serem realizadas. Valendo-se, basicamente, da participação e criatividade de das “pessoas” da Comunidade.

A próxima Reunião deverá ocorrer na Pracatum, na próxima segunda-feira, 12, sendo que, neste caso, as pessoas devem "confirmar a presença" antecipadamente, na Pracatum.