quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PRACATUM "NA TRILHA DO EMBAIXADOR"

Dody Só visita o Candeal. (FOTO: Eliezer Bezerra)
A Associação Pracatum recebeu, na última sexta-feira, 26, a visita da equipe do Programa Na Trilha do Embaixador (veiculado pela TVE, Canal 2), apresentado pelo ator Dody Só que na oportunidade passeou pelas ruas do Candeal, a caráter, em busca das Raízes Culturais Africanas que permanecem vivas nos quase 300 anos de existência desse "lugar", Território, Candeal!

O “Embaixador” e sua equipe, composta por Arlinda Almeida (Produtora), Rick Macedo (Cinegrafista), Daniel Brandão (Assistente de Câmera), André Santana (Operador de Áudio) e pela diretora Juliana Bacelar, se depararam logo com uma aula muito especial do Curso de DJ, ministrada pelo DJ e Professor Dario Zani que, neste dia, usava justamente a percussão em sua aula, articulada com toda a “parafernália” eletrônica, claro! Foi uma aula de música à parte, para todos que estavam lá.

Dody conversa com o DJ Mário Zani e um de seus alunos do Curso de DJ. (FOTO: Eliezer Bezerra)

Em seguida, o “Embaixador” conheceu as origens do Candeal Pequeno e ficou a par de todas as “ações” desenvolvidas pela Associação, e seus parceiros, em um bate-papo descontraído com a Diretora de Desenvolvimento Social da Pracatum, Ruth Buarque, que falou, dentre outros projetos, da Escola de Música & Tecnologias e do projeto TÁ REBOCADO!

Ruth Buarque conversa com Dody, antes de falar dos Projetos. (FOTO: Eliezer Bezerra)

Conheceu também o mais recente projeto encabeçado pela Pracatum, o TERRITÓRIO CANDEAL 2014: NOSSA HISTÓRIA NO MAPA DO MUNDO. Um projeto visionário e revolucionário que vai, certamente, ‘chacoalhar’ com os modos de se ‘pensar’ em “se mobilizar socialmente” no Brasil, quiçá no mundo. Com uma proposta arrojada (mas não menos possível), o Projeto Candeal 2014 busca promover o desenvolvimento socioeconômico da localidade e das pessoas, com intervenções Urbanas e Culturais de olho nas oportunidades que a Copa de 2014 já está trazendo. 

Com Maurício Galvão, "Embaixador" conhece uma das ruas do Candeal. (FOTO: Eliezer Bezerra)

Por fim, o “Embaixador” quis saber ainda como o Candeal (Pequeno) poderia ser pensado no contexto do Neotribalismo e bateu outro papo, desta vez, com o Assessor de Comunicação & Projetos da Pracatum, Maurício Galvão, que falou sobre o assunto e deu exemplos, caminhando pelas ruas do Bairro, mostrando a opulência do seu entorno (em todos os sentidos), em oposição à humildade da Comunidade que encontra a sua força no “sentimento de pertencer” a “uma família, acolhedora e unida” e que consegue, com arte e muita mobilização, se mostrar para o mundo como um “lugar” de Resistência, Liberdade e Criação, com muito orgulho!