sexta-feira, 19 de agosto de 2011

“TERRITÓRIO 2014” COLOCA O CANDEAL NO MAPA DO MUNDO!

Brown assina Termo
 Numa Cerimônia onde as surpresas e as emoções foram a tônica dos acontecimentos, foi assinado, na noite da última quita-feira (18/ago) no Candyall Guetho Square um Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae/Bahia e a Associação Pracatum Ação Social para o projeto Território Candeal 2014! Um projeto visionário e revolucionário que vai, certamente, ‘chacoalhar’ com os modos de se ‘pensar’ em se mobilizar socialmente no Brasil, quiçá no mundo. 

Fruto da parceria entre a Pracatum, a Defesa e Progresso, a Nove de Outubro e a Lactomia, Associações do Candeal que, junto ao Sebrae, buscarão promover o desenvolvimento socioeconômico da localidade e das pessoas, com intervenções Urbanas e Culturais de olho nas oportunidades que a Copa de 2014 já está trazendo.

 Brown entre o superintendente e o diretor do Sebrae na Bahia: Edival Passos (E) e Lauro Ramos (D)
O termo foi assinado pelo superintendente e o diretor do Sebrae na Bahia, Edival Passos e Lauro Ramos, o presidente e a diretora executiva da Pracatum, Carlinhos Brown e Selma Calabrich, Ney Campello, secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, e Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa 2014 (Ecopa).

Para o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, a história do Candeal já expressa o potencial do bairro e a importância de um projeto desta magnitude. Ressaltou ainda que a complexidade do projeto (modelo para o desenvolvimento da economia e da geração de renda) deve ser encarada com seriedade e sem temor de “fazer” o Território Candeal 2014 acontecer.

Secretário Ney Campello
Em seu discurso, o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, optou por falar naquilo que é, sem dúvida alguma, o objetivo maior do Território Candeal 2014: as pessoas! Ressaltando como a mobilização social pode transformar a realidade e a importância dos “legados” que projetos como este vislumbram para a cultura, no entanto, ponderou sobre os desafios de se implantar projetos como este que, segundo ele, é um “piloto a ser multiplicado para fazer da Copa uma janela de oportunidades”.

Selma Calabrich, diretora-executiva
Selma Calabrich destacou a “confiança e o respeito conquistados pela Pracatum na comunidade do Candeal” o que só fortalece o trabalho e motiva na busca incessante da Associação pela qualidade de vida das pessoas deste lugar, deste Território

Em seu discurso de Abertura, a diretora-executiva lembrou que a Associação Pracatum, em seus 17 anos de vida, vem trilhando um caminho de realizações sólidas e efetivas, executando projetos e ações artísticas, culturais e educacionais que tem contribuído para a resignificar socialmente a vida de de seus moradores.


O presidente da Pracatum, Carlinhos Brown, apontou para a necessidade da ajuda de todos para fazer acontecer o Território Candeal 2014, ressaltando a importância do ‘domínio técnico’ como ferramenta essencial para o crescimento de uma economia realmente sustentável. Para o mestre Brown muitas oportunidades são oferecidas, todos os dias, e é preciso agarrá-las com muito empenho. Para ele o cuidado com as crianças é um cuidado que se tem com o mundo: “qualquer cidadão do mundo é uma criança”!

Carlinhos Brown e as crianças: "Todo cidadão do mundo é uma criança!"

Destacou ainda a parceria futebol/música como vetor de modificação social e, quando todos pensavam que a cerimônia havia acabado, veio o mestre Brown e a todos surpreendeu apresentando um Instrumento que ele mesmo criou especialmente para a Copa Brasil 2014: a “caxirola” que já está sendo chamada de “a vuvuzela brasileira”, mas que, de acordo com Brown, seu invento, ainda está sendo aperfeiçoado, mas estará pronto para tomar os estádios daqui a três anos. "Ainda serão feitas algumas modificações no design e na forma de segurar o instrumento, mas já temos noções de como ele poderá ser utilizado em cada momento de um jogo", antecipou o músico.  

Os timbaleiros sob comando dos mestres Jair Resende e Carlinhos Brown.

Por último entrou em campo um time de 150 Timbaleiros devidamente uniformizados com as “amarelinhas” inundando o ambiente, emocionando a todos os que lá estavam, com os sons dos tambores que expressam tão bem a alegria, orgulho e poder do povo deste lugar-território, agora no Mapa do mundo!