quinta-feira, 16 de junho de 2011

380 JOVENS PROFISSIONAIS DA MÚSICA


Alunos do CURSO DE PERCUSSÃO  sob o comando do professor JOSE IZQUIERDO
Em Cerimônia no Candyall Guetho Square, na última terça (14), que contou com a participação de diversas autoridades, personalidades da família Candeal e do grande mestre de toda esta história de sucesso, o professor Carlinhos Brown, a Escola de Música e Tecnologias da Associação Pracatum Ação Social (APAS), dirigida pelo músico e professor Gerson Silva, certificou 380 jovens profissionais da música formados nos Cursos oferecidos através do projeto Música e Tecnologia (Percussão, Comunicação em Rádio, Home Studio, Mixagem e Música Eletrônica, Assistente de Palco (Roadie) e Técnico de Som), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), por meio do Programa Jovens Baianos.

O programa tem uma estimativa de que até o final deste ano, 1.000 jovens passarão pelo projeto. Além destes, a Pracatum Escola de Música & Tecnologias oferece também turmas de Guitarra, Canto, Contrabaixo, Violão e aulas teóricas para todos os cursos.

Representando o Governador Jaques Wagner, a Secretária Chefe da casa Civil EVA NARIA CHIAVON, CARLINHOS BROWN, o secretário CRALOS BRASILEIRO, representantes do Grupo NEO ENERGIA, MARLÚCIA NUNES e GLAUCO CHALEGRE (SEDES).
Além do presidente da Associação PracatumCarlinhos Brown e do Vice-Presidente, Raimundo Quirino, estiveram presentes ao evento o Secretário da SEDES – Carlos Brasileiro, o Diretor Regional Norte e Nordeste da Natura Cosméticos, Renato Abramovich, a Gestora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Neoenergia, Ana Ramos Godilho, o Diretor Superintendente do SEBRAE, Edval Passos, a Secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon (representando o Governador Jacques Wagner) e demais autoridades, como as vereadoras Olívia Santana e Vânia Galvão que também marcaram presença.
Vereadora OLÍVIA SANTANA

Secretária EVA MARIA CHIAVON
 Para a Secretária Chefe da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, a iniciativa de oferecer “cursos gratuitos” de inclusão produtiva no mercado profissional da música é uma possibilidade de ampliar o leque de atuação dos mesmos na vida profissional, mas, principalmente na construção de valores: “Os jovens que estão sendo formados pela Escola de Música da Associação Pracatum estão participando ativamente de um projeto que tem uma ação construtora de desenvolvimento profissional, social e de dignidade coletiva”, disse.

A certificação ocorreu entre depoimentos de alunos sobre o Programa Jovens Baianos, de vídeos que falavam da construção da Escola de Música e das apresentações musicais: dos alunos dos Cursos, da Banda Pracatum e da Banda dos Professores. No encerramento, o presidente Carlinhos Brown (numa aula à parte de simplicidade, sensibilidade e sabedoria), falou da importância da formação dos alunos e da valorização da cultura através do projeto: “A Bahia está fazendo uma revolução cultural através de projetos como o da Escola de Música da Pracatum, que profissionaliza jovens para o mercado e ainda garante a disseminação e valorização da sua cultura”. Carlinhos ressaltou também que oportunidades devem ser aproveitadas: “Quando as oportunidades aparecem devemos agarrar e mostrar porque somos merecedores. Para conseguir tem que galgar”, afirmou.   
Mestre CARLINHOS BROWN

PARCERIA JOVENS BAIANOS
Associação Pracatum em parceria com a SEDES — Programa Jovens Baianos — oferece “cursos gratuitos”, que como bem ressaltou Brown, na Cerimônia de Certificação Profissional: “não são de graça, têm um custo, são impostos, investimentos que devem ser valorizados”,  de formação para o mercado profissional da música, direcionado a jovens e adolescentes entre 16 a 29 anos (oriundos da Rede Pública de Ensino), nos turnos matutino e vespertino, com bolsa-auxílio no valor de R$ 130,00 mensais, material didático e lanche. O projeto foi pensado para atender às novas demandas do mercado produtivo, com grande possibilidade de inserção desses jovens, seja como trabalhador em empresas especializadas, seja como autônomo, ampliando, deste modo, o leque de possiblidades de atuação dos mesmos na vida profissional.

Secretário CARLOS BRASILEIRO
 O secretário Carlos Brasileiro (SEDES) falou da alegria dos baianos como um traço marcante de nossa cultura e de como a “Família Candeal” representa bem essa cultura. Falou ainda do desapontamento do Governador Jaques Wagner em não poder estar presente ao evento ressaltando, no entanto, a satisfação do mesmo com os resultados positivos do Programa Jovens Baianos (que deve obter ainda este ano, um aumento no número de vagas, conseqüência do aumento de investimentos no desenvolvimento social e no combate à pobreza).


COMO PARTICIPAR
Desde maio de 2009, até o final do ano passado, aproximadamente 1.000 jovens participaram de cursos voltados para as áreas relacionadas ao universo da música. Em seus 17 anos de existência, a Associação Pracatum já formou cerca de 3.000 jovens, nos mais variados cursos profissionalizantes.

A partir de julho/2011, serão Abertas as Inscrições para os Cursos e os jovens interessados em partici­par do projeto podem obter maiores infor­mações através do telefone 71 3276 4255.

Para se inscrever no Programa, o jovem deve estudar na Rede Pública de Ensino e comprovar renda familiar de até meio sa­lário mínimo por pessoa.