Alunos do CURSO DE PERCUSSÃO sob o comando do professor JOSE IZQUIERDO |
Em Cerimônia no Candyall Guetho Square, na última terça (14), que contou com a participação de diversas autoridades, personalidades da família Candeal e do grande mestre de toda esta história de sucesso, o professor Carlinhos Brown, a Escola de Música e Tecnologias da Associação Pracatum Ação Social (APAS), dirigida pelo músico e professor Gerson Silva, certificou 380 jovens profissionais da música formados nos Cursos oferecidos através do projeto Música e Tecnologia (Percussão, Comunicação em Rádio, Home Studio, Mixagem e Música Eletrônica, Assistente de Palco (Roadie) e Técnico de Som), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), por meio do Programa Jovens Baianos.
O programa tem uma estimativa de que até o final deste ano, 1.000 jovens passarão pelo projeto. Além destes, a Pracatum Escola de Música & Tecnologias oferece também turmas de Guitarra, Canto, Contrabaixo, Violão e aulas teóricas para todos os cursos.
Além do presidente da Associação Pracatum, Carlinhos Brown e do Vice-Presidente, Raimundo Quirino, estiveram presentes ao evento o Secretário da SEDES – Carlos Brasileiro, o Diretor Regional Norte e Nordeste da Natura Cosméticos, Renato Abramovich, a Gestora de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Neoenergia, Ana Ramos Godilho, o Diretor Superintendente do SEBRAE, Edval Passos, a Secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon (representando o Governador Jacques Wagner) e demais autoridades, como as vereadoras Olívia Santana e Vânia Galvão que também marcaram presença.
Secretária EVA MARIA CHIAVON |
A certificação ocorreu entre depoimentos de alunos sobre o Programa Jovens Baianos, de vídeos que falavam da construção da Escola de Música e das apresentações musicais: dos alunos dos Cursos, da Banda Pracatum e da Banda dos Professores. No encerramento, o presidente Carlinhos Brown (numa aula à parte de simplicidade, sensibilidade e sabedoria), falou da importância da formação dos alunos e da valorização da cultura através do projeto: “A Bahia está fazendo uma revolução cultural através de projetos como o da Escola de Música da Pracatum, que profissionaliza jovens para o mercado e ainda garante a disseminação e valorização da sua cultura”. Carlinhos ressaltou também que oportunidades devem ser aproveitadas: “Quando as oportunidades aparecem devemos agarrar e mostrar porque somos merecedores. Para conseguir tem que galgar”, afirmou.
Mestre CARLINHOS BROWN |
PARCERIA JOVENS BAIANOS
A Associação Pracatum em parceria com a SEDES — Programa Jovens Baianos — oferece “cursos gratuitos”, que como bem ressaltou Brown, na Cerimônia de Certificação Profissional: “não são de graça, têm um custo, são impostos, investimentos que devem ser valorizados”, de formação para o mercado profissional da música, direcionado a jovens e adolescentes entre 16 a 29 anos (oriundos da Rede Pública de Ensino), nos turnos matutino e vespertino, com bolsa-auxílio no valor de R$ 130,00 mensais, material didático e lanche. O projeto foi pensado para atender às novas demandas do mercado produtivo, com grande possibilidade de inserção desses jovens, seja como trabalhador em empresas especializadas, seja como autônomo, ampliando, deste modo, o leque de possiblidades de atuação dos mesmos na vida profissional.
Secretário CARLOS BRASILEIRO |
COMO PARTICIPAR
Desde maio de 2009, até o final do ano passado, aproximadamente 1.000 jovens participaram de cursos voltados para as áreas relacionadas ao universo da música. Em seus 17 anos de existência, a Associação Pracatum já formou cerca de 3.000 jovens, nos mais variados cursos profissionalizantes.
A partir de julho/2011, serão Abertas as Inscrições para os Cursos e os jovens interessados em participar do projeto podem obter maiores informações através do telefone 71 3276 4255.
Para se inscrever no Programa, o jovem deve estudar na Rede Pública de Ensino e comprovar renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.